top of page

QUANDO BUSCAR A PSICOTERAPIA?

Um dos objetivos da psicoterapia é ajudá-lo a perceber quais são suas dificuldades, buscando compreendê-las e indicando caminhos possíveis para solucioná-las. Antes de tudo, ela é um processo de autoconhecimento, servindo para inúmeras situações, tais como: conflitos de ansiedade, inseguranças, baixa auto-estima, estresse, problemas afetivos e de relacionamento.

 

É indicada, também, para quem se sente dividido frente às perspectivas de mudança, para quem quer mais qualidade de vida, para quem quer potencializar recursos internos, buscando maior equilíbrio emocional.

 

Uma psicoterapia é importante não só quando já existem  problemas manifestos ou em momentos de crises instaladas, mas também para prevenir problemas psicológicos mais graves, através da análise das qualidades, forças e riquezas pessoais, na observação das fragilidades e limites próprios de cada ser humano.

 

Problemas ocorridos na infância podem estar apagados da sua mente consciente, mas continuam influenciando, negativamente, o seu comportamento presente. A psicoterapia pode auxiliar o indivíduo no seu equilíbrio, no seu bem estar e na conscientização de suas capacidades genuínas para alcançar um padrão de vida ainda melhor.

 

Na atualidade, onde o tempo parece mais escasso, as pressões externas vêm cobrando cada vez mais desempenho, rapidez, resultados e competitividade, quer no trabalho, no estudo ou na vida social. Estas, somadas às pressões internas individuais de acertar, vencer, ser o melhor, muitas vezes além da conta, têm prejudicado sensivelmente o indivíduo.

 

Continuamente estressado, o ser humano perde muito do seu potencial criativo, de suas habilidades, do seu raciocínio, desempenho e até de sua saúde física. Estes são alguns sinais de alerta, que nos indicam que algo não vai bem e que precisamos buscar ajuda de um profissional, como também, nos casos a baixo relacionados:

  • Depressão;

  • Transtornos de Humor;

  • Quadros de Ansiedade e Crises de Pânico;

  • Situações Fóbicas (medos diversos);

  • Sintomas Obsessivo-Compulsivos (lavar repetidamente as mãos, pensamentos recorrentes);

  • Fobia Social (dificuldade de falar em público, escrever);

  • Sintomas Psicossomáticos (enxaquecas, distúrbios cutâneos, gastrintestinais, respiratórios, cardiovasculares, endócrinos);

  • Dificuldades Sexuais (frigidez, vaginismo, anorgasmia, impotência, ejaculação precoce, alterações do desejo);

  • Distúrbios Alimentares (obesidade, anorexia, bulimia);

  • Transtornos do Sono (insônia, pesadelos, terror noturno);

  • Problemas de Conduta (agressividade, não assertividade, isolamento, timidez);

  • Reações Paranóicas (excessiva desconfiança, ciúme doentio);

  • Situações Traumáticas (perdas, mortes, acidentes, assaltos, abusos, abandonos);

  • Dificuldades de Relacionamento (familiar, social, profissional);

  • Dificuldades Conjugais (brigas, separações, agressões);

  • Problemas das Fases Evolutivas (gestação, puerpério, menopausa, adolescência, infância).

Se acreditarmos que somos, também, seres espirituais, então, teremos como missão primordial, a busca da aceitação e do amor próprio incondicional. Assim, será mais fácil atingir nossas metas evolutivas, escolher os melhores caminhos e melhores companhias durante nossa viagem. 

 

 Janes Salvador de Mesquita

Eu

_______

Sou psicóloga, diplomada pela PUC/RS, em 1978.

 

 

 

Especializações:

SEXUALIDADE HUMANA, pela escola do Dr. Juan Carlos Kusnetzoff da LUDIAS – Lugar de Docencia, Investigacion y Assistencia em Sexualidad - Argentina; 

TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA pelo Centro Milanese di Terapia Della Famiglia, do Dr. Luigi Boscolo – Milão/Itália;

TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA pelo CEFI – Centro de Estudos da Família e do Indivíduo;

HIPNOTERAPIA CLÍNICCA HERICKSONIANA, com Dr. Jeffrey K. Zeig (Ph.D.), Dra.Teresa Robles (Ph.D.), Dra. Sofia Bauer, Dr. Ricardo Feix; 

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL, LINHA SISTÊMICA E COGNITIVA, atendendo em Consultório Clínico desde 1978.

Minha Abordgem
bottom of page